Logo MG Cinto

Ícone carrinho de compras

Seu
Orçamento

0 itens

Ver orçamento

Ícone Facebook Ícone Twitter

Login Cadastre-se

A MG Cinto oferece mais esta comodidade para você solicitar seus orçamentos.

Esqueci minha senha

Encontre o que procura

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na MG Cinto.

Principais dúvidas referentes à renovação do CA.

1. Como posso consultar a validade do CA?
A validade do CA está disponível no site do Ministério do Trabalho por meio do link http://caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx.

2. Qual é o prazo de validade do produto e do CA?
A validade dos produtos está estimada em 24 meses após a data da compra, conforme informações disponibilizadas no manual de instruções do produto.

A validade do CA está condicionada à certificação do produto junto ao INMETRO (conforme informações dispostas no link de busca do CA http://caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx).

3. O CA do cinturão foi renovado. Posso utilizar um cinturão com a marcação do CA vencida?
Sim, ele pode ser utilizado até o prazo de validade definido pela empresa. Quando o CA é renovado, ao realizar a consulta no site do Ministério do Trabalho, o campo observação apresenta a informação de que “Este CA originou o CA nº ...”.

4. Como posso consultar a validade da certificação do produto?
As informações sobre a certificação dos produtos podem ser acessadas no site do INMETRO pelo link http://www.inmetro.gov.br/prodcert/certificados/lista.asp.

5. Comprei um talabarte e trava-quedas, porém ele não tem a identificação do CA, está correto?
Sim. De acordo com a nova sistemática do Ministério do Trabalho, estabelecida pelo COMUNICADO XXIII, haverá a emissão de CA para cinturão com talabarte, cinturão com trava-queda e cinturão com talabarte e trava-queda. Dessa forma, os CAs estarão nos cinturões e os talabartes e trava quedas serão acessórios desses cinturões.

6. Posso utilizar todos os pontos de conexão do cinturão para conectar talabartes ou trava-quedas?
A MULT oferece cinturões adequados a cada situação dos clientes. Nestes produtos, são encontrados pontos de conexão frontal, umbilical, lateral, dorsal e de suspensão. Esses pontos podem ser apresentados em fita de poliéster ou argolas de aço. Cada um desses pontos possui a utilização específica, como por exemplo, proteção contra quedas, posicionamento e suspensão em espaço confinado.

7. Existe alguma norma que regulamenta os produtos da MULT?
Sim. Cada linha de produtos certificados da MULT possui uma norma que estabelece os requisitos obrigatórios: cinturão de segurança (ABNT NBR 15835:2010 – cinturão abdominal e ABNT NBR 15836:2010 – cinturão paraquedista), talabartes (ABNT NBR 15834:2010 – talabarte de segurança, ABNT NBR 15835:2010 – talabarte de posicionamento, ABNT NBR 15837:2010 – Conectores, ABNT NBR 14629:2010 – absorvedor de energia) e trava-quedas (ABNT NBR 14626:2010 – trava-quedas deslizante em linha flexível, ABNT NBR 14627:2010 – trava-quedas deslizante em linha rígida, ABNT NBR 14628:2010 – trava-quedas retrátil).

8. Qual é a resistência dos produtos?
De acordo com cada norma aplicável aos produtos da MULT, os produtos devem ser testados e suportar uma resistência mínima:

PRODUTOMATERIAL TÊXTILMATERIAL METÁLICOAMBOS MATERIAIS
Talabarte de posicionamento--15 kN
Talabarte de segurança--22 kN
Trava-quedas para linha flexível22 kN15 kN-
Trava-quedas para linha rígida--15 kN
Trava-quedas retrátil15 kN12 kN-
Cinturão paraquedista*--15 kN
Cinturão abdominal--15 kN

* No ensaio de resistência estática, para a posição de cabeça para baixo é considerado o valor de 10 kN.

9. Qual é o limite de peso de um usuário do cinturão, talabarte e trava-quedas?
Conforme estabelecido pelas normas aplicáveis, as matérias primas empregadas na produção, bem como os produtos finalizados, passam por rigorosos ensaios em laboratórios acreditados. Estes ensaios são realizados com uma massa rígida de 100 kg. Dessa forma, a eficácia do funcionamento do sistema é assegurada para esse limite de peso.

10. Posso utilizar cinturões e acessórios (talabartes e trava-quedas) de marcas diferentes?
Nos ensaios realizados, os sistemas de proteção contra quedas da MULT (cinturão, talabarte e trava-quedas) são testados em conjunto. Dessa forma, a eficácia do funcionamento do sistema é garantida no conjunto testado.

Os acessórios aptos a serem utilizados em cada cinturão podem ser consultados nos CA dos cinturões.

Para consultar os acessórios aptos, acesse o link http://caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx.

11. Como são realizados os testes dos produtos?
Os produtos podem passar por três testes previstos pelas normas, resistência estática, resistência dinâmica e névoa salina, onde é avaliada a resistência do produto, eficiência em caso de queda, resistência à corrosão, entre outros.

Os requisitos de cada ensaio são apresentados nas normas aplicáveis.

12. Meu produto está apresentando problemas. A quem devo contatar?
Você deve entrar em contato com o vendedor que lhe atendeu. Ele está apto a tratar sua dúvida, sugestão ou reclamação e, caso necessário, envolver outros setores responsáveis para melhor solução da sua solicitação.

Sobre a MG Cinto

Há mais de 25 anos no mercado, a MG Cinto, uma das maiores fabricantes de materiais de equipamentos de proteção individual do país, apresenta a sua nova linha de produtos. Fabricados através de matérias-primas de qualidade e um rigoroso controle nos processos de produção, os produtos MG Cinto possuem certificação do Ministério Trabalho (CA).

(31) 2101-1600
mgcinto@mgcinto.com.br

Escritório e Vendas:
Rua Dona Maria Manoela, 166 Bairro Saudade, CEP 30.285-410
Belo Horizonte/MG

Matriz:
Rod MG-05, nº07, KM10, Nações Unidas, CEP 34.590-390
Sabará/MG

MG Cinto© | Todos os direitos reservados